O desconforto de se sentir confortável

Houve o dia em que senti conforto e sinceramente não foi assim nada de extraordinário. Nada de extraordinário dentro de mim, pelo menos. – Parece outra vida – O conforto era à minha volta e sabia bem, mas se não me falha a memória, dentro de mim tudo parecia insuficiente, insatisfatório, inquietante. Ingrata, eu?… É possível. Mas era mais forte. Era a descoberta. São processos necessários.

Agora compreendo mais, com a sabedoria da idade e o desprendimento da distância. Não acredito no tempo, não o encaro como real, mas do ponto de vista do processo interno, essa movimentação ajuda imenso.

Já não sei o que é conforto. Bom,… na verdade, existem sempre esses momentos em que apetece essa facilidade, mas também esses momentos passam.  É no cansaço. Mas é nesse cansaço que se mostra a resiliência necessária para avançar. Sim, porque parar é morrer. E morrer da pior maneira. É morrer estando vivo, é cortar a fonte de oxigénio e pairar no vazio sem rumo. Apenas o Estar. Nunca o Ser.

Não há conforto em operar mudanças na vida, não há conforto em se mergulhar no auto-conhecimento e auto-cura. Não há conforto em se enfrentar demónios e assumir responsabilidades. Não há conforto em descobrir aquilo que um dia se escolheu esquecer. Não há conforto em largar e perdoar. Não há conforto em ser diferente. Em lutar pela auto-valorização. Em lutar pela fé perdida. Não há conforto na magia e no silêncio. Em esvaziar.

Curiosamente, quanto mais me esvazio mais me sinto completa. Logo, há plenitude no desconforto. E digamos que a estou a digerir. No outro dia dizia que andava à procura do meu caminho, mas se calhar eu já estou no meu caminho, sempre estive.

Conforto. Ele não vem ter comigo e eu não vou ter com ele. Não o quero e não tenho essa opção, já percebi. No entanto, quero tudo aquilo a que tenho direito. Quero o sonho, a poesia, a liberdade e quero ver tudo isso reflectido à minha volta.

Aurora Buzilis

comfort

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s