Inspiração de Hesse

E o seu romance alegórico Siddhartha.

A primeira publicação foi feita em 1922. O livro retrata a sua vida e pensamento durante a estadia na India em 1910. Inspira-se na história tradicional de Siddhartha Gautama, o Buda. Trata-se de uma busca pela plenitude espiritual e o alcance de estados em que a mente humana se encontra plenamente completa.

Folheando um caderno encontrei a seguinte citação do livro. Uma parte que lembro, me arrebatou, quando o li.

#inspiraçãodehoje

“Uma garça voava por cima do bosque de bambu – e Siddhartha acolhia a garça na sua alma, voava sobre o bosque e sobre os montes, era uma garça, comia peixes, sofria a fome das garças, falava a língua das garças, morria a morte das garças.

Um chacal morto jazia na areia da margem e a alma de Siddhartha penetrava na sua carcaça, era um chacal morto, jazia na praia, inchava, fedia, apodrecia, era despedaçado pelas hienas, era esfolado pelos abutres, tornava-se esqueleto, tornava-se poeira, espalhava-se pelos campos.

E a alma de Siddhartha regressava, morria, apodrecia, desfazia-se em pó, experimentava a embriaguez tumultuosa deste ciclo, esperava, com renovada sede, como um caçador no seu buraco, a maneira de escapar ao ciclo, o final das origens, o início da eternidade indolor. Matava os seus sentidos, matava as suas recordações, afastava-se do seu Eu sob mil formas diversas, era animal, era cadáver, era pedra, era madeira, era água e acordava de todas as vezes, brilhavam o sol ou a lua, era novamente Eu, misturava-se com o ciclo, sentia sede, vencia a sede, sentia sede de novo.”

Este é um dos momentos literários mais belos e acutilantes que já li/senti. E o livro é marcante.

Aurora Buzilis

Herman Hesse himself
Herman Hesse himself

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s