Preservar energias

Há informações que não deviam ser tão difundidas, e depois, há informações que não são difundidas o suficiente.

Tomei a liberdade de traduzir “livremente” (passo a semi-redundância) uns textos, em jeito de dicas, de Dalai Lama e divulgar aqui no Arquétipo de mim, porque, justamente, acho que se trata de informação importante e que deve ser divulgada o mais possível. Pronto. E porque senti que o devia fazer… ora como meu próprio lembrete, ora como partilha.

Eis:

1- Deixa ir as pessoas que apenas se aproximam de ti para te encher de queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e juízos de valor. Se alguém procura um contentor do lixo, que não sejas tu.
2- Paga as tuas contas a tempo e horas. Do mesmo modo, cobra a quem te deve ou permite que essa pessoa parta, se já se torna impossível cobrar.
3- Cumpre as tuas promessas. Se não cumpriste, questiona-te sobre o motivo de criares resistência. Podes sempre mudar de opinião, desculpando-te, compensando, renegociando e oferecendo uma alternativa à promessa inicial, não cumprida. A forma mais fácil de evitar não cumprir algo que não queres fazer, é dizer NÃO logo à partida.
4- Elimina ou se possível delega aquelas tarefas que preferes não fazer e dedica mais tempo às tarefas das quais realmente desfrutes.
5- Permite-te descansar quando sentes que assim necessitas, permite-te agir quando sentes a oportunidade chegada.
6- Retira, levanta, organiza… nada te tira mais energia, que um espaço desorganizado e cheio de coisas do passado, das quais já não precisas.
7- Dá prioridade à tua saúde, sem essa máquina, que é o teu corpo, a trabalhar em pleno, dificilmente poderás fazer muito. Toma momentos para ti e para o teu repouso.
8- Enfrenta as situações tóxicas que andas a tolerar. Toma a acção necessária.
9- Aceita. Não é resignação, mas se há algo que te rouba energia é resistir e lutar contra uma situação que não podes mudar.
10- Perdoa. Liberta-te, deixa ir aquela situação que te causa dor. Podes sempre optar por deixar ir a dor de uma memória.

Aurora

em modo Zen 😉

energia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s